Stadia: Google está fechando estúdios do console
O veterano da indústria, Jade Raymond, está deixando o Google, o foco do serviço vai mudar.
O Google está deixando de fazer seus próprios jogos para o Stadia, e o veterano da indústria Jade Raymond, que o Google elegeu para liderar a divisão de desenvolvimento de jogos, está deixando a empresa.
Em uma postagem no blog oficial do serviço, Phil Harrison, vice presidente e gerente geral do Stadia, informou o encerramento dos estúdios first-party Stadia em Montreal, no Canadá, e em Los Angeles, nos EUA.
“Criar os melhores jogos do zero leva muitos anos e um investimento significativo, e o custo está subindo exponencialmente”, explicou Harrison. “Diante do nosso foco na construção da tecnologia comprovada do Stadia, bem como no aprofundamento de nossas parcerias comerciais, decidimos que não investiremos mais em trazer conteúdo exclusivo de nosso time de desenvolvimento interno SG&E [Stadia Games and Entertainment], além de qualquer game que já esteja em planejamento” “
O primeiro estúdio da divisão Stadia foi aberto em Montreal em 2019, tendo adquirido a Typhoon Studios, responsável pelo game Journey to the Salvage Planet.
O Google anunciou o estúdio de Los Angeles em março de 2020. Harrison ressalva também que a maioria dos funcionários serão redirecionados para outros cargos com a ajuda do Google os ajudará a encontrar novas funções.
A SG&E publicou alguns exclusivos do Stadia, incluindo Orcs Must Die! 3, Outcasters e Submersos: Profundidades ocultas.
Segundo Harrison, o Google acredita que trabalhar com desenvolvedores e editores para incorporar jogos de terceiros para a plataforma é o “melhor caminho para transformar o Stadia em um negócio rentável de longo prazo”. Em novembro, o diretor de jogos do Stadia, confirmou que mais de 400 games estão sendo produzidos para a plataforma,. Títulos exclusivos do Stadia estão em desenvolvimento em estúdios como Harmonix e Supermassive.