GamesNewsNotíciasPC

Super Resolução automática baseada em IA integrada ao Windows

A Super Resolução Automática (Auto SR) é a primeira técnica de super resolução (SR) baseada em IA integrada ao sistema operacional, onde seus jogos não só rodam de forma mais suave, mas também ficam deslumbrantes! A Microsoft divulgou imagens lado a lado de Borderlands 3 jogado nativamente em 1440p ao lado de uma renderizada em 720p, mas aprimorada pela Auto SR baseada em IA.

O que é Super Resolução?

Super resolução é uma tecnologia transformadora usada no mundo dos jogos para elevar a qualidade visual enquanto aumenta as taxas de quadros. Os jogos são renderizados em uma resolução mais baixa para aumentar significativamente as taxas de quadros e, em seguida, algoritmos avançados, muitas vezes impulsionados por IA, são empregados para fazer upscaling e aprimorar os visuais com detalhes impressionantes. Essa tecnologia é altamente benéfica nos jogos, pois equilibra de forma elegante as taxas de quadros com a qualidade visual, oferecendo um benefício duplo. Com a super resolução, os jogadores desfrutam de uma experiência de jogo mais imersiva e agradável.

Onde está a indústria hoje?

Na semana passada, a equipe do DirectX lançou uma prévia da nova API DirectSR, permitindo que os desenvolvedores integrem tecnologias de SR, incluindo AMD FidelityFX™ Super Resolution, Intel XeSS e NVIDIA DLSS Super Resolution diretamente em seus jogos com uma única implementação. O DirectSR é integrado em cada jogo individualmente, proporcionando aos desenvolvedores controle preciso e uma integração profunda na melhoria de resolução dos seus jogos. Os desenvolvedores podem oferecer aos jogadores a diversidade de SR disponível hoje a um custo de desenvolvimento mais baixo. Todos os jogos atualmente em desenvolvimento devem aproveitar nossa extensa colaboração com parceiros de hardware para fornecer suporte multi-vendor perfeito para títulos D3D12 que serão lançados no futuro.

Para jogos que não possuem super resolução incorporada, escalonadores não baseados em IA, como NVIDIA Image Scaling and Sharpening e AMD Radeon™ Super Resolution, são implementados no nível do driver para fornecer escalonamento universal para qualquer jogo existente sem necessidade de trabalho no jogo ou no SDK. Como essas abordagens não utilizam IA, a qualidade da imagem pode não corresponder à renderização nativa, mas proporcionará um aumento na taxa de quadros. Essas abordagens exigem que os jogadores sigam várias etapas: habilitar o recurso através das configurações gráficas específicas do fornecedor, selecionar os fatores de escalonamento e nitidez e, em seguida, ajustar a resolução no jogo.

Auto SR: Dois Diferenciais Empolgantes

Auto SR se destaca de duas maneiras emocionantes: é aplicado automaticamente e melhora os jogos existentes. Como outras tecnologias de SR, o Auto SR usa IA para melhorar as taxas de quadros e a qualidade da imagem. No entanto, o Auto SR foca em trazer os benefícios da super resolução para sua biblioteca de jogos existente, sem necessidade de configurações manuais. Isso o torna ideal para jogadores que preferem uma experiência direta. Basta iniciar seu jogo e o Auto SR o aprimora instantaneamente, permitindo que você desfrute de visuais que superam a qualidade nativa de 1080p com as altas taxas de quadros normalmente vistas em resoluções mais baixas. O Auto SR aumenta os detalhes e o desempenho em hardware compatível, transformando sua jogabilidade e permitindo que você experimente títulos selecionados de uma nova maneira.

Como o Auto SR Funciona?

No coração do Auto SR está um modelo de IA sofisticado—uma rede neural convolucional (CNN) treinada de forma especializada em conteúdo de jogos. Sua missão: oferecer visuais de qualidade excepcional, superando até mesmo os 1080p nativos a partir de visuais renderizados com apenas 700 linhas verticais. Esta IA é projetada para rodar em uma Unidade de Processamento Neural (NPU), um hardware criado para processar eficientemente o grande número de operações aritméticas e transferências de memória necessárias pelas CNNs, como as extensas operações de multiplicação e adição. Este setup nos permite usar modelos de SR baseados em IA maiores para fazer grandes aprimoramentos visuais.

Auto SR é profundamente integrado ao sistema operacional para modificar o processo de jogo, garantindo uma coordenação suave desde o driver até a saída de vídeo. Ele começa ajustando automaticamente a resolução da área de trabalho para baixo, fazendo com que os jogos sejam renderizados em uma resolução mais baixa e acelerando as taxas de quadros sem necessidade de intervenção do usuário. Esta otimização impacta todos os elementos na tela durante o jogo, incluindo aplicativos abertos. No entanto, essas mudanças são praticamente imperceptíveis para os jogadores nos modos tela cheia ou janela sem borda—onde o Auto SR brilha. Uma vez que você sai do jogo, a área de trabalho retorna rapidamente ao seu estado original.

Auto SR então coordena habilmente as transferências de dados entre a NPU, a Unidade Central de Processamento (CPU) e a Unidade de Processamento Gráfico (GPU), para aplicar os aprimoramentos de IA aos visuais do jogo sem interromper a jogabilidade. Ao renderizar jogos em uma resolução mais baixa, a carga sobre a GPU é reduzida. Utilizar a NPU para o escalonamento reduz ainda mais a carga da GPU, permitindo que ela se concentre em renderizar quadros ainda mais rapidamente. Essa mudança estratégica não só melhora as taxas de quadros, mas também aumenta a eficiência energética de cada quadro renderizado, aumentando significativamente a experiência geral de jogo.

Auto SR é diferente de tecnologias de super resolução como AMD FidelityFX™ Super Resolution, Intel XeSS e NVIDIA DLSS Super Resolution incorporadas aos jogos. Essas abordagens exigem que os jogos alterem sua renderização, por exemplo, usando jitter e MIP bias para adicionar detalhes mais finos. Em contraste, o Auto SR aborda a tarefa de aprimorar os jogos sem as informações extras, melhorando os jogos como eles são hoje. Ele depende de modelos maiores e da NPU para criar visuais impressionantes.

Ao rodar nosso modelo grande, o Auto SR introduz em média um único quadro de latência enquanto usa IA para aumentar significativamente os visuais do seu jogo. A maioria dos jogadores não percebeu esse atraso e, quando perceberam, os gráficos mais nítidos e as taxas de quadros mais rápidas compensaram amplamente, melhorando a experiência geral de jogo. Deixe seu comentário sobre o que você acha!

Revealed side-by-side comparison of visuals and framerate from Borderlands 3 played natively at 1440p versus one rendered at 720p but enhanced by AI-based Auto SR
Dois gameplays diferentes realizados quase simultaneamente: (esquerda) 1440p nativo e (direita) 720p aprimorado com Auto SR. As diferenças na cena são devido ao próprio jogo.
Side-by-side comparison of visuals and framerate from Borderlands 3 played natively at 1440p versus one rendered at 720p but enhanced by AI-based Auto SR. Any differences are due to the game itself.
Dois gameplays diferentes realizados quase simultaneamente: (esquerda) 1440p nativo, (direita) 720p aprimorado com Auto SR. Quaisquer diferenças na cena são devido ao próprio jogo.
Side-by-side comparison of visuals and framerate from Borderlands 3 played natively at 1440p versus one rendered at 720p but enhanced by AI-based Auto SR. Any differences are due to the game itself.
Dois gameplays diferentes realizados quase simultaneamente: (esquerda) 1440p nativo, (direita) 720p aprimorado com Auto SR. Quaisquer diferenças na cena são devido ao próprio jogo.

Como Posso Experimentar o Auto SR?

O Auto SR vem pré-configurado para melhorar uma seleção de jogos populares por padrão em determinados PCs Copilot+ equipados com um processador Snapdragon® X. No lançamento, 11 jogos “out-of-the-box” foram testados para melhorar a qualidade visual, taxas de quadros, ou ambos, em comparação com a renderização em 1080p nativo. Alguns jogos que não estão nesta lista podem rodar bem por conta própria, outros podem ainda não ser compatíveis com a aplicação automática do Auto SR, e muitos ainda estão sendo testados e a lista continua crescendo.

Aproveitando a tecnologia avançada de IA, o Auto SR melhora significativamente a experiência de jogo ao fazer upscaling da resolução dos jogos. Ao usar o Auto SR, você pode notar algum amolecimento de texto e elementos do HUD, particularmente em cenas com antialiasing detalhado. No entanto, os visuais principais do jogo—o principal atrativo—beneficiam-se imensamente da qualidade visual aprimorada pelo Auto SR, deixando ao jogador decidir se qualquer leve desfoque é um efeito aceitável.

Fonte
Amanda Skrabut, Luke Olson, Matt Bronder

Victor Queiroz

Victor é professor de Inglês e desde criança apaixonado por jogos eletrônicos, quando começou a jogar Super Mario e Tartarugas Ninjas com seu pai. Apesar de não ter tanto tempo livre, sempre encontra tempo para uma boa jogatina ou para experimentar um jogo novo do catálogo do Xbox Game Pass. Além de jogos, gosta de tocar violão e teclado para relaxar. GT: sqvictor Steam: Victor Alighia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo