A AMD finalmente deu mais notícias sobre o prometido FSR 3.0 neste semana e prometeu que o recurso chegará também aos consoles. FSR (AMD Fidelity FX Super Resolution) é uma tecnologia de upscalling implementada pela AMD para rivalizar com o DLSS (Deep Learning Super Sampling) da NVidia. A diferença básica entre os dois é que a Nvidia utiliza recursos de hardware com tensor cores, equipados com recursos de IA, que permitem utilizar uma rede neural treinada em deep learning para reconstruir uma imagem em alta resolução a partir de uma menor. No caso da AMD, a reconstrução da imagem em alta resolução e preenchimentos dos pixels é feito sem IA e totalmente via software. O resultado até o momento é uma qualidade um pouco superior no resultado final entregue pelas placas da Nvidia.
Quais as vantagens do FSR?
A AMD tem uma postura mais aberta em relação às suas tecnologias e, semelhantemente, neste caso não é diferente. Enquanto a NVidia exige que você compre uma placa RTX para ter acesso à tecnologia DLSS – no caso do DLSS 3, com geração de quadros, é ainda pior pois somente os modelos mais atuais da série RTX 4000 podem utilizá-lo – a AMD permite que todas as placas, incluindo seus concorrentes, liguem o recurso FSR dentro dos jogos. Com o FSR 3.0 não será diferente, pois a AMD optou por continuar permitindo que todos os seus concorrentes tenham acesso à tecnologia de geração de quadros – inclusive as placas mais antigas da NVidia, que dizia ser impossível implementar geração de quadros nas RTX 2000 e 3000.
O que é geração de quadros
O gerador de quadros (frame generator) é um recurso que, basicamente falando, permite que a placa de vídeo gere um quadro extra sem esperar que a CPU entregue as instruções do próximo quadro. Dessa forma, cenários em que a limitação é a CPU são minimizados e os FPS aumentam consideravelmente.
Por que o FSR 3.0 é tão bom?
Primeiramente, a tecnologia de frame generation da AMD não estará limitada à um pequeno número de GPUs como é o caso do DLSS 3. Além disso, há problemas que o DLSS 3 ainda não conseguiu resolver, como o caso do ghosting nos jogos, inclusive até mesmo nas interfaces de HUD do jogo, como a mira por exemplo.
A equipe da Digital Foundry foi convidada pela AMD para assistir ao FSR 3.0 em ação durante a Gamescom desse ano, 2023, e ficou impressionada. Eles afirmam que o FSR 3.0 não apenas se comparou à qualidade de imagem do DLSS como também conseguiu contornar o problema do ghosting que o DLSS 3 possui. Em outras palavras, a AMD conseguiu agregar um valor muito grande à sua tecnologia em comparação com a concorrência.
Promessas da AMD
Além da parceria com desenvolvedor para trazer a implementação do FSR 3.0 nos jogos, a AMD também afirmou que conseguirá, via driver, “fazer” com que todos os jogos desenvolvidos dem DX11 e DX12 tenham a geração de quadros, mesmo que o desenvolvedor não tenha implementado. Além disso, a AMD também diz que será possível levar essa tecnologia aos consoles. Ou seja, geração de quadros não será mais um recurso exclusivo dos PCs.
Essa promessa pode ser vista no vídeo da apresentação abaixo a partir entre os minutos 4:25 e 5:32. A promessa do FSR 3.0 nos consoles está no minuto 1:45:
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