EntrevistaseSports

Tekken 7: Conversamos com Leoxaves

Conheça a história e o trajeto de um dos melhores jogadores do Brasil e seus segredos para o sucesso nos E-Sports.

Os E-Sports estão cada vez mais populares no mundo inteiro, e o Brasil não é exceção. O país vem se destacando em diversos jogos, e um desses jogadores de destaque é Leoxaves, do time Fusion eSports, um dos melhores jogadores de Tekken 7 do Brasil. Com vários títulos conquistados na América Latina, como por exemplo o Multiplatform eSports Games 2022 e o Tekken Extreme Tournament 2019, Leo é um exemplo de dedicação e esforço para alcançar o topo dos rankings. Nesta entrevista exclusiva, vamos conhecer um pouco mais sobre a carreira e a vida do jogador.

Um bate papo com o Leo sobre Tekken 7 e mais

GS: Como foi seu primeiro contato com o Tekken? Quando você percebeu que tinha habilidade para jogar profissionalmente?
Leoxaves: Meu primeiro contato com o jogo foi por volta dos anos 2002~2003, nos fliperamas, com o jogo tekken 3, mas eu era apenas um apertador de botão, e brincava bastante, comecei a gostar do jogo e a entender como ele funciona no Tekken Tag tournament 2 no ano de 2014.

GS: Quais os personagens que você mais gosta de jogar? 
Leoxaves: Os personagens que mais gosto de jogar do tekken 7 são Katarina, Master Raven e Zafina.

GS: Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou ao começar a jogar em campeonatos? Como superou essa dificuldade?
Leoxaves: Nervosismo com toda certeza. Um fator interessante é que no meu primeiro campeonato, o TXT Brasil, eu fiquei tão nervoso, que esqueci de configurar controle e perdi um round por apertar o start, e consequentemente a minha primeira luta. Porém fui acostumando a lidar com o nervosismo e consegui passar em primeiro na minha bracket. Até hoje o nervosismo é um fator preocupante para mim, mesmo após inúmeros torneios.

GS: Você tem alguma rotina específica de treino? Como você se prepara para os campeonatos?
Leoxaves: Infelizmente não consigo fazer de Tekken uma profissão, tenho família e trabalho como militar (o que torna minha rotina de treino bem difícil), por isso eu tenho planejamentos semanais, porém eu tento otimizar os tempos livres e treinar até tarde e dormir mal para poder aumentar um pouco o tempo de treino, principalmente quando o treino está rendendo.

GS:Qual foi a vitória mais importante da sua carreira até agora? Como você se sentiu depois de vencer?
Leoxaves: A vitória mais importante da minha carreira foi o TXT 2019, o torneio foi realizado na argentina e contou com vários players de altíssimo nível, inclusive a final foi entre eu e o Jeondding, jogador que inclusive ficou em segundo lugar do Tekken World Tour esse ano. Algo que nunca vou esquecer sobre esse torneio foi a união da torcida Sul Americana, ver os argentinos gritando: “Brasil, Brasil, Brasil” não tem preço. É memorável e muito satisfatório.

GS: E a derrota mais difícil? Como você lidou com ela?
Leoxaves: Nunca tive uma derrota sofrida. Sempre encarei pensando: “É, tenho que melhorar”. Sempre quando vou ao evento, vou pelo evento, se eu perdi, começo a torcer, jogar, brincar, fico feliz de ter tentado meu melhor e fico empolgado para treinar mais para poder ganhar na próxima.

GS:Você acredita que existem diferenças entre jogar em um torneio online e um torneio presencial? Quais são as principais?
Leoxaves: A diferença é gritante, nervosismo é menor no online. A expressão corporal, o barulho de botões de arcade e movimento do braço/ corpo podem dizer muito sobre o comportamento do seu adversário, é um fator que não se tem online. Torcida também não tem no online. Sem contar que algumas lutas online tem conexões muito longe da ideal. A troca de experiência e a interatividade offline é muito melhor, a adrenalina é muito mais vívida e a tensão é bem maior.

GS:Quais as suas expectativas para o Tekken 8? Está animado?
Leoxaves: Prefiro comentar quando o jogo chegar, o que vem sendo apresentado atualmente não me empolgou.

GS: Além do Tekken 7, quais outros jogos você gosta de jogar? Você tem interesse em competir em outros jogos?
Leoxaves: Eu não tenho interesse em competir em outros jogos, porém curto vários outros jogos e estilos, atualmente tenho participado ativamente da cena de Warcraft 3, que não tem nada a ver com o cenário de fighting games. Gosto muito de RPG, RTS, MMORPG, Action RPG, etc…

GS: Como é a cena de Tekken no Brasil? Você acredita que ainda tem muito a crescer?
Leoxaves: A cena de Tekken do Brasil é muito forte e unida, porém temos pouca gente na cena competitiva, o que dificultou muito na obtenção de pontos para o Tekken World Tour de 2022, graças a isso nenhum dos nossos jogadores conseguiu a classificação para as finais do torneio. E sim ela tem bastante a crescer… do Tekken Tag Tournament 2 para o Tekken 7, tivemos um aumento absurdo de grandes torneios. Se tivermos um aumento bom dessa forma quando chegar o Tekken 8 será melhor ainda.

GS: Quais jogadores brasileiros você considera os melhores e com potencial para jogar em torneios internacionais?
Leoxaves: Atualmente os melhores players para jogar internacionamente são: Empty , Mago Negro, The Great Ivyn (Pitoco), Lfoloni, Saposmoke e Darkfox (RaphaelPDM). Esses são os atuais melhores jogadores do Brasil na minha opinião.

GS: Para quem está começando agora no Tekken, qual conselho você daria? O jogo é muito difícil para iniciantes?
Leoxaves: Temos uma frase muito legal: “Tekken é um ótimo jogo depois que você faz o tutorial de 2 anos”. Sim o jogo realmente é bem difícil, entender uma mecânica 3D não é fácil, aplicar a mecânica entendida é ainda mais complicado, é um jogo que exige muito estudo e treino, porém esse skill gap tão grande torna o jogo muito gratificante para os iniciantes, pois a melhora de nível é bem visível.

GS: O que você faz da vida fora ser competidor de Tekken? Você trabalha? Tem outros hobbies e ocupações?
Leoxaves: Eu trabalho na Força Aérea Brasileira. E tenho outros hobbies além de jogar: Sou instrutor de tiro; tenho feito aula de canto; já estudei piano; toquei teclado na banda MHZ Rock (inclusive deve conseguir achar material nosso no google até hoje), já fizemos alguns shows grandes em Rio das Ostras no carnaval e ano novo de 2007. Eu toco guitarra e violão também.

GS: Quais são seus planos para o futuro? Você pretende continuar jogando profissionalmente por muito tempo?
Leoxaves: Essa talvez é a pergunta mais difícil, Tekken 8 não tem me animado tanto, por isso não consigo responder.

Vale ressaltar também que o Leo é um streamer na plataforma Twitch, e está sempre ajudando a comunidade com dicas e tutoriais para todos os jogadores de todos os níveis! Você pode conferir neste link.

Leia também

O que achou da entrevista? Já assistiu o Leoxaves jogando? Diga sua partida favorita dele nos comentários!

Se inscreva em nosso canal do Youtube e siga-nos no Twitch,  InstagramFacebook e Twitter!

Allef Aquere

Esse camarada é apaixonado por boomer shooters clássicos como Quake, e curte uns bons e velhos jogos de luta, tipo Tekken, tanta adrenalina que faz o coração doer, já chega nos jogos logo no último nível de dificuldade, sem medo do desafio. Isso sim é um verdadeiro guerreiro, ou um doido varrido, depende do ponto de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo