Você pode já ter ouvido falar de Valheim, o jogo de sobrevivência Viking que nos últimos anos tem enviado jogadores de PC para uma terra de combate brutal, exploração exótica e aventuras de criação de recursos escassos. Desde o lançamento no PC com o PC Game Pass há alguns meses, sua comunidade só tem crescido. Hoje, Valheim (Game Preview) chega ao console pela primeira vez com o Xbox Game Pass, e tivemos a chance de falar com o co-fundador da Iron Gate Studio, Henrik Törnqvist, sobre como trazer seu mega-hit surpresa para o Xbox One e Xbox Series X|S, e por que agora pode ser o momento perfeito para afiar o machado e viajar para Valheim.
Quando um jogo, especialmente um tão dinâmico quanto Valheim, migra do PC para o console, normalmente se espera variações e diferenças. Esse não é o caso aqui, como Törnqvist compartilha conosco sobre a jornada do jogo para esta nova plataforma.
“Nos esforçamos para tornar todas as versões de Valheim o mais semelhantes possível umas às outras, e não deve haver diferenças perceptíveis na jogabilidade. Adicionamos um layout de controle adicional que deve ser mais adequado para jogadores de console.”
Törnqvist
Embora a jogabilidade geral entre PC e Xbox permaneça consistente, a versão para console também incorporará configurações de modo de fidelidade para permitir que os jogadores selecionem entre qualidade e desempenho, ou até mesmo uma opção mais equilibrada planejada para uma atualização futura.
“Foi bastante fácil portar para o Xbox. O maior desafio foi garantir que a rede funcione e encontrar o equilíbrio certo nas configurações visuais. No Xbox Series X|S haverá diferentes modos de fidelidade. No lançamento, haverá qualidade (visando alta fidelidade a 30 FPS) e desempenho (visando 60 FPS). Também planejamos adicionar o modo Equilibrado em uma das próximas atualizações (visando 40 FPS, mas com maior fidelidade do que desempenho).”
Törnqvist
O mundo de Valheim é enorme e cheio de perigos, com golems, trolls e muitas outras criaturas malvadas. Se isso não fosse suficiente para você querer manter seu machado afiado, cada bioma é lar de um chefe bastante desagradável – felizmente você pode trazer alguns amigos para ajudar a derrubá-lo se estiver provando ser muito difícil. A escolha é sua.
Uma das principais características de Valheim é a opção de jogar sozinho ou com até 10 jogadores (você e outros nove) em servidores dedicados hospedados por jogadores. A maioria dos combates é de jogador contra ambiente (PvE) com inimigos que aumentam em dificuldade, mas também há um modo duelo jogador contra jogador (PvP) quando a opção está habilitada e se os jogadores concordarem em participar.
Você pode estar se perguntando como o Valheim aborda o modo multiplayer em várias plataformas. A boa notícia é que o jogo suporta o multiplayer entre plataformas e salvamentos na nuvem do Xbox, o que significa que, independentemente de você jogar no PC com Windows ou no console, terá acesso aos seus arquivos salvos e poderá jogar com amigos ou membros de festas aleatórias em qualquer plataforma em que estejam jogando.
“Para entrar em qualquer servidor comunitário, tudo o que você precisa é de uma senha. Entrar em servidores de amigos é ainda mais fácil; você pode simplesmente selecioná-los e entrar (a menos que seu amigo tenha protegido o servidor com senha). Valheim suporta totalmente o cross-play entre plataformas, bem como servidores dedicados (há um limite de 10 pessoas em cada servidor) e os salvamentos de mundo e personagem serão transferidos automaticamente entre o Xbox e o PC com Windows.”
Törnqvist
O Valheim está disponível em acesso antecipado no PC há alguns anos e, nesse tempo, a base de jogadores cresceu à medida que o jogo continua a se desenvolver e evoluir. Ele recebeu inúmeros prêmios, incluindo Melhor Jogo Indie, Melhor Jogo Multiplayer, Jogo Mais Surpreendente e mais. É altamente avaliado e possui uma comunidade online ativa. Contribuindo para esse crescimento foi trazer o jogo para o PC Game Pass alguns meses atrás.
“Sentimos que recebemos uma recepção muito positiva ao trazer o Valheim para o PC Game Pass … mais maneiras de jogar é melhor para todos!” Provavelmente, o maior benefício é o aumento no número de jogadores e nós adquirindo uma melhor compreensão do back-end da rede, especialmente em relação ao recurso de cross-play, que é algo que nunca fizemos antes na Iron Gate. A Microsoft merece um destaque por nos ajudar com os detalhes técnicos e nos dar o suporte de que precisamos durante o desenvolvimento.”
Törnqvist
- FGC Brasil: o site que você precisa conhecer se é fã de jogos de luta
- King, “el luchador” está de volta em Tekken 8!
- Exoprimal: Confira 20 min de gameplay
- Marshall Law retorna com tudo em Tekken 8
- Modo “Insano” e arma secreta: confira os segredos da demo de Resident Evil 4 Remake
Com o lançamento do Valheim (Game Preview) no Xbox One e Xbox Series X|S hoje, a equipe agora está focada em concluir o desenvolvimento e se preparar para o lançamento oficial, com Henrik Törnqvist compartilhando uma última informação sobre o que isso significa para o futuro do jogo.
“O objetivo geral é, é claro, levar o Valheim à sua versão final, o que significa que estaremos adicionando mais biomas ao jogo. O próximo na lista de recursos é o bioma Ashlands, então, por favor, aguarde por terras de lava escaldantes e demônios de fogo desagradáveis (esperamos) mais tarde neste ano!”
Törnqvist
Curtiu a matéria? conte nos comentários o que achou da notícia!
Se inscreva em nosso canal do Youtube e siga-nos no Twitch, Instagram, Facebook e Twitter!