ListasNotíciasPCPlaystationXbox

Jogos de luta para ficar de olho em 2021

Conheça os jogos de luta que podem ser destaque neste ano.

Dungeon Fighter: Duel

Baseado no jogo online coreano Dungeon Fighter Online (ou simplesmente DFO), Dungeon Fighter: Duel está sendo desenvolvido pela Arc System Works, os mesmos responsáveis pela franquia Guilty Gear, em parceria com a Eighting (produtora do Bloody Roar, uma franquia de jogos de luta 3D que hoje não existe mais). O trailer de revelação foi lançado em dezembro de 2020 e por enquanto não tem data de lançamento oficial.

Apesar de Dungeon Fighter ser um nome pouco conhecido aqui no Ocidente, é um jogo muito popular na Ásia. Foi lançado em 2005 para PC e desde então vem ganhando atualizações periódicas.

A grande novidade é que, apesar do nome, Dungeon Fighter nunca foi um jogo de luta! DFO nasceu como um MMORPG com elementos de beat’ n’ up. Basicamente, os personagens andam por cenários horizontais enquanto descem porrada em outros personagens, fazendo combos onde um ataque normal pode ser cancelado em um especial e depois em outro especial, mas gastando recursos ou usando habilidades que podem ser reutilizadas após um período de resfriamento (cooldown), e tudo isso dentro de um servidor online. E, acredite se quiser, DFO é um dos jogos mais jogados e mais rentáveis da história. Só em 2020, DFO rendeu mais de 1,4 bilhões de dólares e tem mais de 700 milhões de jogadores pelo mundo!

O trailer divulgado mostra poucos detalhes do jogo, mas, com base no curto trecho de jogabilidade que vemos somado ao que já conhecemos a respeito da Arc System, podemos esperar um game rápido, frenético e com controles complexos.

Por ser derivado de um jogo online que mistura RPG com beat’ n’ up, é bem possível que o game tenha um sistema de gerenciamento de recursos, algo como as habilidades com cooldown, forçando o jogador a pensar bem antes de sair apertando todos os botões. No entanto, isto é apenas especulação, pois nenhum detalhe sobre a jogabilidade foi confirmado oficialmente ainda.

The King of Fighters XV

Depois de um bom tempo fazendo os fãs ansiarem por novidades, finalmente a SNK revelou oficialmente seu novo jogo de luta: The King of Fighters XV (ou KOF 15 para os íntimos). O trailer oficial foi divulgado no dia 8 de janeiro e mostra alguns personagens já conhecidos pelos fãs. Pouco antes de o trailer ser publicado pela SNK, imagens dos personagens vazaram na internet.

Além do trailer mostrando o jogo propriamente dito, a SNK também divulgou um vídeo onde os produtores comentam um pouco sobre o game. A empresa pretende lançar o jogo ainda este ano.

O game anterior da franquia, The King of Fighters XIV (KOF 14) foi lançado em 2016 para PS4 e algum tempo depois ganhou um port para PC através da Steam.

Inicialmente o game causou certos conflitos na comunidade e dividiu os fãs, por dois motivos principais: os gráficos 3D (pela primeira vez na franquia) de média qualidade e a jogabilidade relativamente mais acessível (com “auto-combos” e coisas desse tipo).

Quanto à jogabilidade do recém-anunciado KOF 15, não podemos concluir nada ainda, mas pelo menos já sabemos que novamente os gráficos serão tridimensionais. É possível ver no trailer que os modelos dos personagens no KOF 15 são parecidos com os do KOF 14, só que com uma iluminação mais realista. Lembra o estilo artístico do Street Fighter 5.

Para quem não conhece, a franquia nasceu algumas décadas atrás lá na época de ouro dos fliperamas e sua principal característica são as disputas 3 vs 3, ou seja, os personagens se enfrentam em trios.

De acordo com o vídeo onde os produtores comentam sobre o KOF 15, foi dito que o foco deste novo game será a jogabilidade rápida, mantendo o ritmo acelerado da franquia, mas adicionando elementos novos.

Guilty Gear: Strive

Revelado em 2019, Guilty Gear Strive será lançado em 9 de abril de 2021 para PS4, PS5, PC (na Steam) e fliperamas. Vários vídeos já foram publicados, mostrando o gameplay geral e um pouco de cada personagem revelado até agora. Está sendo desenvolvido pela Arc System Works, a mesma que está produzindo o Dungeon Fighter Duel.

Guilty Gear é considerada uma franquia de jogos de luta “cult” por não ser tão popular, mas mesmo assim ter uma quantidade significativa de fãs, principalmente nos últimos anos depois do relativo sucesso de Guilty Gear Xrd e seus sucessores.

O game se destaca pelos seus gráficos em estilo anime (visualmente idêntico a um desenho animado japonês). Desde o Guilty Gear Xrd (lançado em 2014), a franquia adotou um estilo único e inovador de modelagem 3D com efeito cel shading impecável, ou seja, o jogo é tridimensional, mas passa a impressão de ser 2D.

A jogabilidade sempre é bem rápida e dinâmica, com controles complexos e incontáveis ferramentas para se usar, como, por exemplo, o “roman cancel”, “burst”, “dust attack”, e o mais legal de todos, o “Instant Kill”, um movimento especial muito arriscado e difícil de usar, mas que, quando acerta, destrói instantaneamente o adversário.

Outra característica marcante da franquia são suas músicas que sempre trazem rock/metal de qualidade, deixando as lutas ainda mais frenéticas (é um deleite para os headbangers de plantão).

Guilty Gear Strive promete ser razoavelmente diferente de seus antecessores, focando em uma jogabilidade mais competitiva e, ao mesmo tempo, mais acessível. Em outras palavras, podemos esperar um jogo fácil de aprender, com comandos simples, e personagens cuidadosamente equilibrados, além de modos de jogo online com divisão de ranking, customização de competições e coisas desse tipo. Já vimos isso em Dragonball FighterZ, que, inclusive, também foi produzido pela Arc System.

Como é possível ver nos vídeos de gameplay publicados até agora, os personagens serão divididos em classes, como, por exemplo, “balance” (personagem equilibrado), “shooting” (lutador de projétil, ou seja, zoner), “power throw” (lutador que usa muito agarrão e afins), “rush” (personagem ofensivo de curta distância), etc.

Agora contra-ataques recompensam mais o jogador e exibem na tela uma enorme mensagem. Isto provavelmente será uma réplica do sistema de counter hit do Tekken, onde alguns contra-ataques causam mais dano enquanto outros se transformam em launcher (lançam o adversário no ar, permitindo fazer um combo).

Além disso, um elemento inédito que chama a atenção é que as paredes dos cenários podem ser quebradas e, quando isso acontece, ambos os personagens são levados a um novo local e o jogador que estava na ofensiva ganha um buff (aprimoramento).

Outra coisa importante que merece ser comentada é que, segundo jogadores que testaram a beta fechada do jogo, os Instant Kills não estão presentes no novo game! Apesar disso, eles podem ser incluídos na versão final do jogo ou em futuras atualizações. Personagens clássicos como Sol Badguy, Ky Kiske, Anji Mitto, May, Potemkin e outros estão de volta, e personagens inéditos estão fazendo sua estreia, como a brasileira Giovanna e o samurai vampírico Nagoriyuki.

(Rumor) Mortal Kombat 11: Komplete Edition

O assunto que você lerá agora deve ser tratado como rumor, pois não há confirmação por parte da produtora. Mortal Kombat 11 foi lançado em 2019 pelas mãos da Netherrealm Studios e desde então vem ganhando atualizações constantes, inclusive novos personagens de tempos em tempos (a primeira safra de personagens DLC foi lançada ainda em 2019, a segunda em meados de 2020 junto à expansão Aftermath e a terceira no final de 2020 com a expansão Ultimate). Mas pode ser que uma nova – e última – expansão apareça em breve!

Considerando algumas evidências aqui e ali, é relativamente possível que no futuro próximo seja lançada uma versão definitiva do Mortal Kombat 11, trazendo todas as DLCs distribuídas até agora e mais algumas novas.

Uma das evidências é que isto aconteceu com os 4 últimos jogos da produtora Netherrealm: Mortal Kombat 9, Injustice, Mortal Kombat X e Injustice 2. Todos tiveram uma versão completa no final de seu ciclo de vida. Fato é que temos a versão “Ultimate” do Mortal Kombat 11, lançada recentemente, mas o que garante que o jogo não receberá mais conteúdo? Não sabemos se a Ultimate é realmente a versão final.

Inclusive, há um suposto vazamento de informação circulando pela internet há algum tempo. Este vazamento, publicado por um usuário do Reddit, diz que o game receberá mais 4 personagens: Havik, Sareena, Smoke e Deathstroke (o Exterminador, do Universo DC). E este usuário do Reddit é o mesmo que já acertou previsões anteriores (ele havia comentado sobre o lançamento das expansões Aftermath e Ultimate antes mesmo de elas serem anunciadas pela produtora do jogo).

Outra evidência é que, neste ano (2021), a franquia Mortal Kombat ganhará seu mais novo filme em live-action (com atores reais). Segundo informações oficiais divulgadas até agora, o filme será razoavelmente diferente do jogo em questão de enredo, focando mais na história pessoal de um personagem inédito do que nos eventos já vistos nos filmes anteriores e nos jogos.

Assim, o filme teria conteúdo exclusivo, ou seja, que nunca foi abordado no jogo, mas que poderia ser abordado através de DLCs. Portanto, a Netherrealm teria a oportunidade de lançar para o Mortal Kombat 11 skins (roupas) baseadas no filme, ou até mesmo personagens extras para o jogo baseados nos personagens do filme. E com isto, viria uma nova versão do game, trazendo de uma só vez todas as DLCs existentes. Isto é apenas uma teoria, mas quem sabe? Só o futuro dirá.

(Rumor) Tekken 7: Final Edition

Assim como no tópico anterior, o assunto que será tratado agora também é apenas especulação. Um dos jogos de luta mais velhos (e duradouros) da oitava geração é Tekken 7, lançado originalmente para fliperamas em 2015 e posteriormente para PS4, Xbox One e PC em 2017. Este é o primeiro título da franquia Tekken que durou tanto tempo, recebendo atualizações periódicas de conteúdo divididas em temporadas (seasons), de maneira similar ao Street Fighter 5. E isto é o que nos leva a acreditar que em breve o jogo receberá sua versão definitiva.

Como mencionado anteriormente, Tekken 7 é o primeiro jogo de luta da franquia que teve seu ciclo de vida dividido em temporadas. E cada temporada recebeu novidades que vão muito além de apenas novos personagens: na Season 2, um novo elemento chamado “wall bounce” foi adicionado na jogabilidade (quase idêntico ao efeito dos golpes pesados do Injustice); nas Seasons 3 e 4 todos os personagens receberam movimentos inéditos; e o modo online recebe melhorias e ajustes a cada temporada, inclusive com a adição de um novo ranking máximo na Season 4.

Desta maneira, é viável a Namco (produtora do Tekken) lançar uma versão completa do game, com as DLCs de todas as temporadas, quando o jogo estiver no final de seu ciclo de vida, ou seja, quando já não for mais a prioridade da empresa (hoje em dia isto é natural em jogos de luta e de outros gêneros).

Outro fator importante que seria um motivo a mais para a suposta versão completa do Tekken 7 é o recente lançamento dos consoles da nova geração: PlayStation 5 e Xbox Series X. Uma versão definitiva do jogo poderia trazer recursos adicionais nestes consoles, como tempo de carregamento menor e gráficos aprimorados. Na pior das hipóteses, a versão completa pode até mesmo ser exclusiva do PS5 e do Series X. Mas, novamente, isto é apenas uma teoria e somente o futuro poderá comprová-la ou refutá-la.

Luis Guilherme de Queiroz

Grande fã de jogos dos anos 90, Luis é apaixonado por videogames desde sempre. Fundou a Fliperalma em 2015 e desde então vem organizando torneios e outros eventos online, além de estar sempre apoiando o cenário gamer nacional, tanto de E-Sports quanto de jogos indie.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo